Semana da Pátria

PATRIOTISMO

Prefeitura encerra Semana da Pátria com a Avenida Getúlio Vargas lotada

Pelotões levaram cores, ritmos, valores e cidadania à Parada Oficial da Independência do Brasil

Publicado em: 07/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura encerra Semana da Pátria com a Avenida Getúlio Vargas lotada

Com atuação de mais de 8 mil alunos da rede municipal, foram 13 escolas e 29 fanfarras que passaram pela avenida. (Foto: Sara Ribeiro)

Milhares de pessoas compareceram à Avenida Getúlio Vargas para acompanhar a Parada Oficial de 7 de setembro, neste sábado da independência. Mesmo com temperatura de quase 40 graus, a população imperatrizense mostrou que as tradições cidadãs estão vivas. Estima-se mais de 20 mil pessoas presentes. 

Desfile iniciou pontualmente, às 08h, com hasteamento do Pavilhão Nacional, pelo prefeito Assis Ramos e representantes das Forças Armadas. Marcaram presença o vice-prefeito, Alex Rocha, todo secretariado da gestão municipal e autoridades do Poder Legislativo.

Com atuação de mais de 8 mil alunos da rede municipal, foram 13 escolas e 29 fanfarras que passaram pela avenida, apresentando um espetáculo de cores, ritmos e sincronia, a partir do tema central “Brasil: o que cabe no meu mundo?”. A comissão de frente foi conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, seguido das crianças da Escola Tia Emília. 

O aluno João Ricardo, do 5° ano da Escola Moranguinho, veio acompanhado da mãe e avó para se apresentar. Mesmo sob sol forte, depois que sua escola passou na Avenida, eles acompanharam todo o desfile. “Gosto muito, acho bonito e aprendo mais a cada dia”, informou emocionado. 

No desfile cívico-militar as instituições de segurança marcam presença com as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha e o 50º Batalhão de Infantaria e Selva, 50 BIS. “É uma honra participar em Imperatriz, pela primeira vez, de um desfile que mostra o civismo de todos e as escolas tem a oportunidade de comemorar essa data histórica, dos 197 anos de autonomia do Brasil”, destacou  Pedro Rogério, Capitão Tenente da Marinha, comandante da Agência Fluvial em Imperatriz.

Também passaram pela avenida duas bandas marciais, instituições religiosas, particulares, Colégio Militar, projetos sociais e pelotões das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Trânsito e Saúde, com apresentação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu.

O Prefeito Assis Ramos destaca que é necessário manter as tradições do nosso país, com o desfile de 7 setembro. “Passamos a semana inteira realizando atos cívicos nos bairros com a Semana da Pátria. Este desfile principal vem coroar todo o trabalho da Semed e da nossa gestão que não mede esforços para manter este belo evento e nós superamos todos os anos. Agradeço a nossa população que compareceu e abrilhantou ainda mais este ato solene”, agradeceu o prefeito.

Semana da Pátria