Limpeza Pública

CONSCIENTIZAÇÃO

Resíduo domiciliar pode aumentar 25% no período de pandemia

Dados são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais

Publicado em: 12/05/2020 por Islene Lima

Resíduo domiciliar pode aumentar 25% no período de pandemia

Objetivo é assegurar condições adequadas de saúde pública, preservar o meio ambiente e garantir a proteção dos trabalhadores (Foto: Patrícia Araújo)

Por conta da pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social, a produção de resíduo domiciliar pode aumentar de 15% a 25 %, segundo dados da  Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, ABRELPE e representantes da Associação Internacional de Resíduos Sólidos no Brasil.

Diante disso a Prefeitura por meio da Secretaria de Limpeza Pública e da empresa prestadora de serviços no recolhimento de resíduos, SELLIX Ambiental, explica os cuidados na hora de gerir o lixo em época de pandemia. 

O secretário de Limpeza Pública, Juandré da Silva Oliveira, esclarece que a gestão de resídios em domicílios nesse momento além de contribuir para a saúde da família, estará contribuindo também para o bem-estar dos agentes de limpeza que recolhem o lixo, podendo até ser um momento da população se conscientizar com relação ao próprio lixo produzido. 

"Infelizmente nem todo mundo tem o hábito de separar seu lixo para que seja feito o descarte correto, porém agora com a Covid-19 creio que muitas mudanças positivas continuarão quando tudo passar. Temos que ter a sensibilidade que os agentes de limpeza também estão colocando suas vidas em risco, já que o serviço de limpeza na cidade é essencial, até para evitar proliferação do vírus, ou seja, cada um fazendo sua parte e pensando no coletivo, teremos uma sociedade mais responsável  e segura de outros tipos de doenças", afirma. 

Além de todas as medidas protetivas para os agentes de limpeza, seguidas pela Organização Mundial da Saúde, OMS, a Prefeitura também orienta a população, pelos meios de comunicação como mídias digitais, televisivas e rádio. O correto é que os resíduos produzidos por pacientes em isolamento no domicílio e por quem lhe prestar assistência, caso suspeito ou confirmado de infecção pelo coronavírus, sejam separados, colocados em sacos de lixos resistentes e descartáveis e fechados com lacre ou nó quando o saco tiver até dois terços da sua capacidade e que seja introduzido em outro saco limpo, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos. 

A medida visa principalmente garantir a saúde da categoria e todos devem fazer sua parte. Todos os agentes estão assegurados com Equipamentos de Proteção Individual, higienização completa do ambiente, entre outras precações para que os profissionais trabalhem em segurança. 

 

Limpeza Pública