JEIS 2019

JEI's 2019

Badminton completa 10 anos de participação nos Jogos Escolares de Imperatriz

Conheça mais sobre a modalidade esportiva que foi introduzida em 2008 no município pelo professor Wallace Froes

Publicado em: 07/05/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Badminton completa 10 anos de participação nos Jogos Escolares de Imperatriz

Em Imperatriz, o badminton, foi introduzido em 2008, pelo professor e árbitro da Confederação Brasileira de Badminton, Wallace Froes (Foto: Edmara Silva)

Dando continuidade a série de matérias sobre as 23 modalidades esportivas que serão disputadas nos XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz, JEI's 2019, hoje será a vez do Badminton, modalidade esportiva centenária, criada no século XIX, na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. No entanto, esporte semelhante já era praticado na Grécia Antiga: Tamborete e Peteca. O nome está relacionado com a Badminton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez, de propriedade do Duque de Beaufort's.

Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes, está dividido por uma rede com suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.

Essa modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. É praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo. Da Inglaterra ele foi levado para outros países da Europa, Ásia e América.

Entretanto, no Brasil, o badminton ainda não é um jogo muito popular, embora essa modalidade cresça a cada ano. Sua consolidação aconteceu com a fundação da "Federação Internacional de Badminton", em 1934. Atualmente o nome desse órgão é Federação Mundial de Badminton (BWF) e sua sede está localizada na cidade de Gloucestershire, na Inglaterra.

Em Imperatriz, o badminton, foi introduzido em 2008, pelo professor e árbitro da Confederação Brasileira de Badminton, Wallace Froes, que é árbitro da Federação Brasileira de Badminton (FBB) e Federação Mundial de Badminton (BWF) com participação nas Olimpíadas Rio 2016 e servidor público municipal com atuação na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel. Há 10 anos que o Badminton é disputado nos Jogos Escolares de Imperatriz com grande atuação de alunos/atletas de Imperatriz.

O professor Wallace Froes relembrou que quando trouxe o badminton para Imperatriz, poucas pessoas acreditaram que esse esporte iria dar certo na segunda maior cidade do Maranhão. Foi com muita vontade, persistência e determinação que conseguimos mostrar que o badminton era e é um esporte viável em nossa cidade. E a acolhida foi positiva pois já tem mais de dez anos que essa modalidade está nos Jogos Escolares Imperatrizenses e com conquistas importantes para a cidade. O badminton se torna um vício para quem pratica, felizmente um vício saudável”, disse.

Os campeões do badminton nos Jogos Escolares Imperatrizenses de 2018 foram:

Infantil feminino

Campeã simples: Yasmin Andrade (Escola Santa Teresinha)

Campeã dupla: Yasmin Andrade/Maisa Leal (EST)

Infantil masculino

Campeão Simples: Maicon Kilderi (José Alencar)

Campeão dupla: Gustavo Fonseca/Enzo Araújo (Dom Bosco)

Infanto feminino

Campeão simples: Yasmin Linhares (EST)

Campeã dupla: Yasmin Linhares/Maria Júlia (EST)

Infanto masculino

Campeão Simples: Evanilson Silva (Nascimento Moraes)

Campeão dupla: Mauro Veloso/Zilson Filho (EST)

JEIS 2019