JEIS 2019

JEI's 2019

Duas escolas da rede municipal de ensino se destacam na Capoeira

A Capoeira é um esporte que em ligações com nossas raízes afro e vem sendo valorizado nas escolas.

Publicado em: 10/06/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Duas escolas da rede municipal de ensino se destacam na Capoeira

Atletas em apresentação nas disputas da Capoeira, nos JEIs (Foto: João Rodrigues)

Na Capoeira, esporte praticado predominantemente em escolas públicas municipais, as Escolas João Silva e Guilherme Dourado se destacaram no Jogos Escolares de Imperatriz, JEIs 2019, por terem obtido as primeiras posições nas principais categorias. Diferentemente de outros esportes, o primeiro e o segundo lugares da Capoeira se classificam para participarem dos Jogos Escolares Maranhenses, JEMs, em São Luís.

Ao som de músicas, palmas e berimbau, 56 atletas de 12 escolas disputaram nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e infanto, masculino e feminino, durante toda a tarde do último domingo, 09, no espaço anexo do ginásio esportivo do Complexo Barjonas Lobão.

A abertura das disputas foi com atletas do pré-mirim e o encerramento com os da categoria infanto em equipes. Três árbitros ao redor da roda cercada por atletas avaliaram o desempenho de cada uma das apresentações. Nesse esporte são avaliados itens como melhores movimentos de ataque e de defesa, mas não pode machucar o oponente. Durante a prova, dois atletas do infanto foram punidos por terem se atingido mutuamente em golpes proibidos.   

Campeão em 2017 e 2018, uma das referências no esporte em Imperatriz, Daniel Santos da Costa, que adota o nome de luta de “Tartaruga Verde”, categoria infanto, disse que uma das novidades deste ano é o maior interesse pelo esporte nas escolas.  Ele estimou que nos JEI's de 2018, apenas 20 atletas participaram, número superado este ano.

“Graças a Deus foi tudo perfeito, não aconteceu nenhum acidente. Árbitros qualificados, a instrumentação também estava maravilhosa, com todo mundo cantando e alunos bem treinados. Parabenizamos a coordenação geral dos jogos pelo acolhimento e incentivo, avaliou o coordenador Leandro Barros Morais.

Classificação geral por escolas

*Pré-mirim masculino 1º lugar Guilherme Dourado

*Mirim feminino 1º lugar Guilherme Dourado

*Mirim masculino 1º lugar Castro Alves e em 2º Wadi Fiquene

*Infantil feminino: 1º lugar Escola João Silva e em 2º lugar Elisa Nunes

*Infanto masculino em 1º lugar Castelo do Saber e em 2º lugar João Silva

*Infanto feminino: 1º lugar Graça Aranha.

*Infanto masculino: em 1º lugar João Silva e em 2º lugar Castro Alves.

JEIS 2019