JEIS 2019

JEI's 2019

Judô registra crescimento nos JEIs e tem Escola Frei Manoel Procópio como campeã geral

Os atletas que conseguiram medalha de ouro estão classificados para os Jogos Escolares Maranhenses

Publicado em: 10/06/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Judô registra crescimento nos JEIs e tem Escola Frei Manoel Procópio como campeã geral

O judõ teve recorde de atletas este ano e os combates foram de alto nível. (Foto: João Rodrigues)

Com 27 pontos conquistados, 11 pontos a mais do que a segunda colocada, a Escola Municipal Frei Manoel Procópio consagrou-se a grande campeã dos Jogos Escolares de Imperatriz, JEIs 2019, em todas as categorias do Judô, masculino e feminino. O procurador-geral do Município Rodrigo do Carmo representou o prefeito Assis Ramos e o secretário titular da Sedel, Eudes Feitosa, na solenidade de abertura, além de ter acompanhado a participação de um de seus filhos que é judoca.

Realizadas durante todo o sábado, 8, no complexo Esportivo Barjonas Lobão, as disputas do Judô reuniram 158 atletas distribuídos em categorias como pré-mirim, mirim, infantil ligeiro, e infanto, masculino e feminino. Desse total, 41 atletas são do sexo feminino, o que mostra um avanço com a maior participação feminina no esporte.

Após a solenidade de abertura iniciaram os combates com atletas do pré-mirim. Em seguida foi a vez da premiação para aqueles atletas que venceram por Wx0, ou seja, por algum motivo os seus oponentes não compareceram para o combate.

Durante os combates muita empolgação, apreensão e incentivo de familiares que acompanhavam tudo das arquibancadas. Entre os atletas, alguns sentiram um misto de satisfação e muita emoção pelos bons resultados. 

Na categoria pré-mirim iniciante, até 8 anos, um dos destaques foi Luís Henrique, da Escola Municipal Renato Cortez Moreira, que conquistou a medalha de ouro após uma campanha impecável de vitórias por Ippon, a maior pontuação do judô, quando o atleta consegue derrubar o adversário com as costas no tatame.

Já o atleta Vitor Emanoel, da Escola Tocantins deixou o pódio chorando e foi abraçado pela mãe. “Ele está assim porque foi esta é a primeira vez que ele perde, já ganhou sete medalhas de ouro nos Jogos Escolares, olimpíadas Dom Bosco e duas Copas Infantil Ligeiro da Academia Mazzili”, justificou a mãe Denise da Silva Conceição. Ela acrescentou que o garoto, também, está se recuperando de uma virose que prejudicou os treinos.

O coordenador do Judô, Raniere Mazzili avaliou de forma positiva as disputas das várias categorias. “Tivemos um aumento na quantidade de atletas e na quantidade técnica dos alunos. O projeto social Judô com amor, que nós temos, participou dos Jogos Escolares e os alunos se saíram muito bem”, avaliou acrescentando que “independentemente de qualquer coisa a avaliação geral foi muito boa e a todos os envolvidos estão de parabéns”.

Raniere Mazzili fez questão de destacar que o Judô não “é apenas luta”, que vem em segundo plano. O essencial, segundo ele, é repassar a formação ao aluno para torna-lo um cidadão de bem no futuro.

Todos os atletas que conquistaram medalhas ouro estão automaticamente classificados para disputas do Jogos Escolares Maranhenses, JEMs. O judô é um esporte de luta que tem grande representatividade que saiu dos Jogos Escolares como é o caso de Ítalo Mazzili, que se prepara para disputar o Open Panamericano de Quito, no Equador entre os dias 14 a 16 de Junho, evento que já conta com 20 países confirmados. Ítalo busca pontuação que o garanta no ranking para as próximas olimpíadas.

Ranking de classificação

1º-Frei Manoel Procópio 27 pontos

2º-Dom Bosco 16 pontos

3º-Escola Tocantins 9 pontos

4º-Cantinho do Saber 22 pontos

5º-EST 24 pontos

6º-Renato Cortez 7 pontos

7º-Getsemani 11 pontos

8º-Pequeno Davi 11 pontos

9º-CSL 5 pontos

10º-Santa Laura 4 pontos

11º-Criativa 4 pontos

12º-Santos Dumont 3 pontos

13º-Giovanni Zanni 3 pontos

14º-Arteceb 1 ponto

14º-Cebama 1 ponto

14º COC 1 ponto

17º-Nascimento de Moraes 3 pontos

18º-Governador Archer 1 ponto

18º-IBADI 1 ponto

18º-Tiradentes 1 ponto

21º- CEGA 1 ponto

22º-Santo Inácio 1 ponto

22º- Urbano Rocha 1 ponto.

JEIS 2019