Semana da Pátria

PATRIOTISMO

Desfile do Bacuri encanta público pelos ritmos, cores e regaste histórico

A Vila Lobão recebe os desfiles cívicos nesta quinta-feira, 05

Publicado em: 04/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Desfile do Bacuri encanta público pelos ritmos, cores e regaste histórico

10 instituições e 12 fanfarras apresentaram-se no desfile do polo Bacuri (Foto: Sara Ribeiro)

Semana da Pátria chega ao grande Bacuri com os desfiles dos polos, nesta quarta-feira, 04. As escolas da região apresentaram à comunidade pesquisas e as melhores fantasias para encantar o público. O percurso teve concentração na Rua Oswaldo Cruz, passando pela Leôncio Pires Dourado e palco instalado na Praça da Bíblia.

Fanfarra da Escola Municipal Castro Alves I, trajada com fardamento oficial do município, abriu o desfile, seguida pela comissão de frente que trouxe o globo terrestre para ressaltar o mundo de possibilidades que a educação pode proporcionar às crianças e jovens brasileiros.

Com ritmos, cores e criatividade, o percurso foi tomado por 10 escolas municipais, com seus pelotões e mais 12 fanfarras que arrancaram aplausos do público. ”Foi um desfile muito bonito, melhor que do ano passado, pois teve mais organização”, elogiou Cristiane Martins, mãe de aluno da Escola José de Alencar, que faz questão que o filho também participe do evento, porque valoriza e acha bonito o ritual.

Dentre tantos assuntos pesquisados em torno do tema Central “O que cabe no meu Mundo?”, as instituições apostaram em subtemas que abordaram a literatura, gastronomia, esporte, trânsito, segurança, cultura, gratidão, respeito, amor próprio e tantos outros. “Mais uma edição que as escolas se superam na criatividade, entusiasmo, originalidade e resgate das tradições. Pesquisas e conhecimentos que os alunos levarão para sempre em suas memórias. É uma festa que realizamos para a população com todo apoio do prefeito Assis Ramos, que valoriza as tradições do nosso país”, destacou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.   

Finalizando as apresentações do dia, as instituições também realizaram resgate histórico sobre a colonização do país, a chegada dos portugueses, o período monárquico e a escravidão.

A estudante da Escola Municipal Santa Laura, Lorena Ribeiro Alves, 14, integrante da fanfarra com função de baliza, afirma ser gratificante participar do evento. “Estou há cinco anos na fanfarra e participo porque é emocionante, faço o que eu gosto e é importante mostrar a relevância da nossa escola, que mesmo pequena tem muita capacidade de se destacar no evento”, frisou.

Local bem centralizado, a Praça da Bíblia atraiu grande público para assistir o espetáculo. Dona Maria Luiza Brito da Silva, 68 anos, moradora da Rua Beta, mesmo não tendo nenhum familiar desfilando diz que veio prestigiar o evento pela primeira vez. "Eu sempre ouvia falar que é um evento bonito e decidi acompanhar esse ano. Gostei muito, bem organizado, a Prefeitura e a Secretaria de Educação estão de parabéns”, elogiou.

Semana da Pátria