Semana da Pátria

7 DE SETEMBRO

Prefeitura discute com instituições desfile cívico da Independência

Nos polos, 70 escolas e 33 bandas de fanfarras se apresentam durante a Semana da Pátria, de 01 a 06 de setembro

Publicado em: 09/08/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura discute com instituições desfile cívico da Independência

Instituições discutem detalhes do Desfile de 7 de setembro. (Foto: Sara Ribeiro)

Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros, Marinha, instituições religiosas, Organizações Não Governamentais, Secretaria Municipal de Trânsito, Cerimonial e gestores de 13 escolas municipais localizadas no polo Centro, participaram nesta quinta-feira, 09, na Universidade Aberta de Brasil, UAB, de reunião com a Secretaria Municipal de Educação, Semed, para tratativas do desfile cívico de 7 de setembro.

A coordenação de eventos da Semed, responsável pela Semana da Pátria, apresentou toda a programação do dia da Independência, com os locais pré estabelecidos para cada instituição, escolas e fanfarras se posicionarem, tanto na concentração, como durante o desfile. As orientações gerais também foram debatidas pelos participantes, no qual foram acatadas algumas sugestões para melhor organização do evento.  

Presente na reunião, o secretário Municipal de Educação, Josenildo Ferreira destacou a necessidade do planejamento, pois se trata de uma atividade que com participação de muitas pessoas, longa duração e, principalmente, que envolve muitas crianças.  “Mais que da prefeitura, é um evento da cidade, é um resgate do civismo para a comunidade, é uma tradição que precisamos manter e algo que impressiona o público. Portanto, deve ser pensado nos mínimos detalhes para garantirmos um grande espetáculo” - ressalta.

Para comemoração do dia da Independência a Prefeitura de Imperatriz é responsável por todo o custeio do evento, desde a estrutura com locação de palco, sistema de som, locução, água, fardamento, fanfarras, dentre outras despesas, até a logística na disponibilidade de transporte de alunos, organização e segurança. Em 2017, o evento foi o mais elogiado de todas as suas edições, devido à organização.

Entidade convidada presente na reunião, o Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente físico de Imperatriz, Cenapa, com representação do diretor de esportes José Augusto Balesteros, afirmou que “esse encontro é necessário para realizar alguns ajustes, trocar ideias e promover um evento cada vez melhor”, observou.

Semana da Pátria

Antes do desfile principal de 7 de setembro, a Semed realiza a Semana da Pátria com os desfiles dos polos. São 70 escolas e 33 bandas de fanfarras, que se apresentam durante a semana, de 01 a 06 de setembro, em grandes regiões da cidade (Veja a Programação). A abertura oficial da Semana ocorre no dia 31 de agosto, com a corrida do fogo simbólico, saída da Escola Frei Paulo de Graymoor, no bacuri, até a Prefeitura.

Programação Semana da Pátria

  • 31 de agosto – Abertura Oficial, às 16h;
  • 01 de setembro – Polo Povoado Petrolina, às 08h;

                             Polo Povoado Coquelândia/São Félix, às 17h;

  • 02 de setembro – Polo Olho D’água dos Martins, às 8h;

                             Polo Lagoa Verde/Centro Novo, às 17h;

  • 03 de setembro – Polo Santa Rita, às 8h;
  • 04 de setembro – Polo Vila Nova, às 17h;
  • 05 de setembro – Polo Vila Lobão, às 8h;
  • 06 de setembro – Polo Bacuri, às 08h;
  • 07 de setembro – Polo Centro, às 8h.

Semana da Pátria