Semana da Pátria

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Semed promove reunião com instituições participantes da Semana da Pátria

Foram ajustados últimos detalhes da organização dos desfiles

Publicado em: 20/08/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Semed promove reunião com instituições participantes da Semana da Pátria

Este ano Semana da Pátria tem como tema "Brasil: o que cabe no meu mundo? (Foto: Sara Ribeiro)

Em reunião com instituições militares, poder público e da sociedade civil, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, ajusta últimos preparativos da Semana da Pátria 2019. Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros, instituições religiosas, Organizações Não Governamentais, Secretaria Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde e gestores de escolas municipais; participaram nesta terça-feira, 20, na Universidade Aberta de Brasil, UAB, de reunião para tratativas do cronograma de desfiles nos oito polos e da Parada Oficial de 07 de setembro.

A coordenação de eventos da Semed, responsável pela Semana da Pátria, apresentou toda a programação do dia da Independência, com os locais pré estabelecidos para cada instituição, posição de escolas e fanfarras, tanto na concentração como durante o desfile. As orientações gerais também foram debatidas pelos participantes, no qual foram acatadas algumas sugestões para melhor organização do evento.

Representando o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, o adjunto de ensino Domingos Bandeira, destacou a necessidade do planejamento, pois se trata de uma atividade com participação de muitas pessoas, longa duração e, principalmente, que envolve muitas crianças. “Mais que da Prefeitura, este é um evento da cidade, um resgate do civismo para a comunidade, é uma tradição que precisamos manter e algo que impressiona o público. Portanto, deve ser pensado nos mínimos detalhes, para garantirmos um grande espetáculo”, ressalta.

Com tema "Brasil: o que cabe no meu mundo?", objetivo é que as escolas abordem a formação ampla que a educação deve promover para o exercício da cidadania em suas apresentações, durante programação alusiva à Independência do Brasil, que percorrerá oito polos da cidade, incluindo a zona rural.

"A proposta é valorizar o que os alunos têm aprendido em suas vivências diárias através da escola. Os eixos escolhidos incluem comércio/indústria, cores, cuidado, cultura, diversão, diversidade linguística, esporte, ludicidade, proteção, raças, religiosidade, sabores, saúde, segurança, sustentabilidade e valores"; detalha Francisco Edvan Nobre, coordenador da Semana da Pátria.

Cronograma - Abertura das atividades será realizada dia 30 de agosto com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico, saindo da Escola Municipal Guilherme Dourado, passando pelas principais escolas do percurso, rumo à sede da Prefeitura, no Centro. Apresentações nos bairros seguem de 31 de agosto a 5 de setembro, e o desfile principal na Avenida Getúlio Vargas, no feriado da Independência, em 7 de setembro.

"As 30 fanfarras da rede municipal já estão se preparando desde o segundo bimestre para celebrar um momento importante da história de nosso país", ressalta Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação.

Semana da Pátria